sexta-feira, 9 de julho de 2010

Papel do Jovem no Contexto Social




Em uma sociedade capitalista, onde o consumismo dita as regras, percebe-se que a juventude cada vez mais está sendo inserida neste contexto. Outrora sendo o molde do mesmo ou assumindo o papel questionador e desarticulador do capitalismo desenfreado.

O perfil assumido pela juventude, que constantemente segue e estabelece parâmetros para consumismo, são daqueles que anseiam pelo novo e revolucionam o que já existe; o que não é nada mal porém, corre o sério risco de chegar à fase adulta, somente apoiados em valores passageiros e assim como os valores, sua identidade poderá também, se apoiar no que passa, sem se fundamentar no que realmente é concreto.

De um outro lado observamos, obviamente menor número, os jovens que assumem o papel questionador do âmbito social, são aqueles que não são levados pela maré e buscam, realmente, preencher o contexto em que vevem com aquilo que é mais belo e concreto na razão de nossa existência: o serviço e a comunhão entre todos. Sim realmente esses jovens existem.neste contexto social, situa-se a pastoral da juventude como um mecanismo de orientação, para esta juventude que se encontra muitas vezes, diante desde mundo abstrato e não concreto. Tendo a certeza de que o jovem vevendo desdte contexto concreto, não deixará de ser jovem, mas ele tem que ter a consciência, que ele vive e convive em um mundo que exigerá dele uma postura coerente com aquilo que a sociedade o oferece.

Já dizia o nosso saudoso Papa João paulo II " A juventude pode tudo, dentro do seus limites". E assim sem perder o "perfume" da juventude, podemos ser e fazer um perfil do jovem que se apoia, nos valores concretos de uma sociedade cada vez mais abstrata.



Autor: Pe. Cidimar Antonio Rodrigues
Espaço aberto pra te acolher!!

Érika Rodrigues e Pe. Marcelo Rossi = Sonda-me