segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Carpe Diem........


Imagine você que está em um daqueles dias onde tudo está dando errado, você quer sair com os amigos(aqueles amigos que faz tempo que não os vê), mas amanheceu e chove, então tenta ver TV mas falta eletricidade, quer lê um livro só que não encontra em lugar nenhum e até mesmo dormir não se consegue, nossa fazer o que nesse dia mesmo??

As possibilidades são inúmeras, basta pensar um pouco mais. Nesse dia em especial, que a primeira vista paree ser tão monótono, pode-se quem sabe escrever um poema, ou apenas tomar um banho na chuva. Seria uma maneira de absolutamente nada passar em branco. Aproveitar o dia é bem isso de entender que todo momento é único e que, não precisamos de muita coisa pra que o momento seja marcante, é o tal do 'carpe diem'.

Este se deixa encontrar em qualquer lugar mesmo, está num ônibus quebrado, no meio de uma estrada deserta, está num tombo que pode resultar uma gargalhada absurda, está naquele banco da praça que ninguém frequenta. Deixar-se perder de propósito pra que nós o encontremos e saibamos tomá-lo como posse.

Nos lembremos que é como dizia Cazuza, vida louca e breve, o melhor de tudo se está passando agora e poupar a vida para o dia de amanhã é tão útil quanto enxugar gelo, é bom saber que nem sabemos se o amanhã virá, por isso tratemos de achar o seu 'carpe diem'!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Modernidade, mas com cautela....


Muitos acusam a Igreja Católica de ser retrógrada, atrasada e de não acompanhar o mundo na medida que a modernidade avança, mas esquecem que a cada passo que a Igreja Católica adota é preciso muita cautela pois atingirá um contigente de pessoas muito grande e sendo assim não se pode tomar uma decisão de qualquer maneira, mas claro que com o passar dos anos sim, precisa-se caminhar junto com a história da humanidade, afinal tofos somos igreja e sendo assim nós jovens temos uma parcela importante na construção da mesma.
Temos que ter essa ideia em nossas mentes, claro existem atitudes que não podem mudar, mas temos sim que aos poucos mostrar que a Igreja Católica é atuante em nossas vidas. Vendo que a Igreja Católica tem uma parcela considerável de jovens, na Itália foi instituido um calendário onde a cada mês é estampado por um jovem padre da região do Vaticano, para mostrar que existem sim jovens compromissados com o projeto de Jesus na Terra, jovens com a consciência de seu papel na construção do reino de Deus e sem medo de demonstrar sua vocação para o mundo.
A primeira vista esse calendário gerou certa polêmica pois muitos alegavam que não eram modelos pra ficarem se 'exibindo', ou que esse padres poderiam incitar algum tipo de pensamento pecaminoso por parte de algumas fieis, mas polêmicas à parte o calendário existe desde 2003 e na edição de 2009 foi muito bem tendo vendas inclusive pela internet e pedidos de várias parte do mundo. Não sei se no Brasil esse tipo de calendário fosse fazer sucesso, rsrsrs.
(Bom, entretanto existem calendários bem mais polêmicos do que esse exemplo foi o calendário dos mórmons americanos que fizeram poses sensuais e sem camisa, causando represália em muitos de seus seguidores pelo mundo, mas esse é um assunto que não nos pertence.)
A questão no caso não é o calendário em si, muito menos as fotos, mas os exemplos que podemos tirar dessa atitude, talvez o maior que eu vejo é o fato de ser jovem e não ter medo de encarar a vida de uma maneira tão 'radical' assumindo a vocação de viver em comunhão com Deus de uma maneira mais íntima!!!

Fonte:
http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=5592

http://www.onne.com.br/conteudo/6840/calend-rio-de-padres

sábado, 19 de setembro de 2009

O que vou fazer com essa tal liberdade??


Liberdade parece ser simples de conceituar, mas não é tão simples como se pensa, liberdade não é somente a não submissão a algum sistema ou simplesmente a autonomia de andar pra onde se quer ou fazer o que se pretende de maneira desordenada e sem. Liberdade então digamos que qualifica, determina e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários. Há momentos em que achamos que somos 'livres', entretanto somos escravos de nossas próprias ações, e muitas vezes não é percebida de tão natural que esse tipo de ação está em nosso sistema de vida.

Do ponto de vista da lei, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo, ou seja, a sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade. Nossas escolhas nos dizem se somos livres ou não, portanto, nos momentos em que se deve tomar decisões importantes e nos quais o ser humano sente que pode comprometer a vida eternamente.

É necessário, saber utilizar nossa liberdade, depois de conquistada não tem como ser tirada, nem como mudar o curos, não sei o que fazer com a liberdade que se tem nas mãos, afinal não existe manual de instruções para o uso, mas se pararmos pra pensar veremos que temos chances e condições de usar bem nossa liberdade que nos dada por Deus!!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bíblia!!


Porque Setembro é o mes da Bíblia?

Por causa do aniversariante São Jerônimo, dia 30 de setembro, da tradução latina da Bíblia, e grande estudioso e apaixonado pela Sagrada escritura.E setembro traz para a Igreja a celebração do mês da Bíblia.Desde a majestosa simplicidade da História dos Primórdios nos primeiros capítulos do Gênesis, a vocação de Abraão, a era dos patriarcas, o Êxodo, dominado pela figura empolgante de Moisés, e a grande gesta do deserto, das maravilhas de Deus, da Aliança do Sinai.Depois, os juízes e os reis, com as figuras de Davi e Salomão. E a divisão do povo em dois reinos: O de Judá e de Israel. O Exílio na Babilônia e a volta e a recomposição.Tudo isso iluminado pela Palavra dos profetas, que iam mostrando o sentido das coisas de Deus para além das vicissitudes das guerras e do domínio da terra. E tudo cantado em canções de louvor, de súplica e às vezes de dor e contrição, são os Salmos.
Depois vem o Novo Testamento, quando Deus, “depois de ter falado mil vezes e de diversos modos aos Pais pelos profetas, falou definitivamente no filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual fez os séculos” (Hb 1,1s). Nada mais sábio nem mais santo do que o livro do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nas quatro redações dos sinóticos e de São João, continuando depois como que num eco de vida e de eficácia no Livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas de São Paulo e de outros apóstolos, terminando com o Apocalipse, que é um cântico de vitória e de desejos de dias melhores.
Na Bíblia, Deus nos revela através de palavras e de acontecimentos intimamente entrelaçados, de tal sorte que as obras ajudam a manifestar e confirmar os ensinamentos e realidades significadas pelas palavras; e estas, por sua vez, proclamam as obras e elucidam o mistério nelas contido (cfr DV 2/162). E Deus se serve de autores humanos, por Ele inspirados e de linguagem humana e até dos gêneros literários usados em cada época para nos manifestar a sua verdade. É o que São João Crisóstomo chamou de “Divina Condescendência”. Deus desce até nós. Fica perto de nós.A Bíblia mais do que um livro, se poderia dizer uma carta cheia de ternura de um pai que se comunica com seus filhos.A Igreja – como nem poderia deixar de ser – tem a maior estima com a Bíblia . E nela “escuta religiosamente a palavra de Deus, santamente a guarda e fielmente a expõe” (Ibid. 10/176). E, para que realmente possa ser fiel a sua exposição da palavra de Deus ao seu povo, encoraja e oriente uma multidão de estudiosos, de peritos e de exegetas, que nos ajudam a entender bem hoje de livros que foram escritos há tantos séculos e traduzidos e transcritos em infinitas cópias.
Espaço aberto pra te acolher!!

Érika Rodrigues e Pe. Marcelo Rossi = Sonda-me