segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Santidade


São João escrevendo aos jovens, os quis persuadir de sua força em face do mal (1Jo 2, 14). Infelizmente hoje, vislumbramos com pesar, muitos jovens assumindo uma fraqueza que não lhes é inerente. O mundo tem obtido êxito em induzir os jovens a adotarem posturas anticristãs, tolhendo-lhes o direito do livre-arbítrio com uma ilusória liberdade, convencendo-os de que não possuem o poder de decidir, de manifestar sua vontade, reduzindo-os, portanto, a uma mera massa de manobra. Isso ocorre quando você jovem permite que a mídia dite o que você deve vestir, como devem ser os seus relacionamentos, sua afetividade e sexualidade.

A internet é um recurso formidável, desde que bem utilizado, no entanto, raramente se usa bem a internet, milhares de jovens perdem grande parte do seu dia em sites de relacionamentos, fofocando, bisbilhotando a vida alheia, permitindo inconscientemente que o supérfluo tome de tal modo o seu tempo, que já não haja mais tempo para Deus. Estamos em uma geração tão passiva e vazia, onde o jovem é facilmente induzido a comportamentos e escolhas erradas para simplesmente serem amados e aceitos pelo grupo.

Desperta juventude! Uma menina pra ser “da hora” não precisa usar uma minissaia vulgar, pois carne que fica exposta no açougue é carne de segunda, o filé mignon fica guardado, e mais que filé mignon você é templo do Espírito Santo, e, portanto, território Sagrado, assim, não se auto-deprecie, não tome por modelo estes que o mundo te oferece, que sorrateira e subliminarmente te forçam a acatar. Que seu modelo menina, seja a virgem Maria, o que não significa que você precise usar túnica e véu, mas que ao escolher sua roupa, se questione se Maria se vestia daquela forma. O mundo te faz crer que o 6º mandamento da Lei de Deus é uma mera repressão sexual, ultrapassada e que você precisa ter uma relação sexual precoce e consequentemente uma vida sexual ativa para ser normal. No entanto, não é o mundo que deve influenciar suas tomadas de decisão, Deus é quem precisa direcionar sua conduta. O uso da liberdade deve estar associado à responsabilidade, o mundo te alicia e ilude com uma alegria passageira, mas a única, concreta e perene alegria está em Jesus Cristo.

Jovens, vocês não são fantoches do príncipe deste mundo, vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno. A natureza espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus, ou seja, que você como filho amado de Deus viva com coerência essa filiação. O Reino de Deus é para os corajosos (Mt 11, 12), o mundo precisa vê-los com a audácia própria dos cristãos, sejam novos Pedros, Paulos, Joãos, Marias… Não meros sonhadores, mas rapazes e moças comprometidos com a Palavra de Deus, cheios do ardor missionário e de parresia para o anúncio e defesa do Reino de Deus.

Assim sendo, não perca sua autenticidade, não queira ser menos do que aquilo que Deus sonhou para você. Seja o diferencial, faça do seu dia uma oração, o que não significa estar o dia inteiro na Igreja ou trancado em um quarto rezando, mas, que em tudo o que você fizer possa Deus ser louvado em suas atitudes.

Jesus é atual, bem como o seu chamado à santidade. Que o Grande Jovem de Nazaré, o revolucionário pacífico que dividiu a história, lhe conceda coragem e ousadia do Espírito para revolucionar esta geração.

texto de Margarete Rodrigues Lima Santos

Um comentário:

Espaço aberto pra te acolher!!

Érika Rodrigues e Pe. Marcelo Rossi = Sonda-me